São 10 músicas que serão para momentos específicos da vida dos homens. Músicas para se levar pra vida toda, pra mostrar pro seu filho e/ou pro seu pai.
Apesar de ser feito para os homens, as mulheres podem e devem ler o post e tentar entender um pouco de como é nossa vida e comportamento.
10. The Beatles - When I'm Sixty-Four
Cara, eu não gosto de Beatles. Sei que eles são fodas, é a banda que mais influenciou e revolucionou o mundo do rock. Mas eu não gosto. Reconheço todos os méritos. Mas não gosto. Ainda mais pelo fato de ser impossível você ouvir eles sem ser em algum aparelho da Apple, ou CD ou vinil. Os malditos não estão em nenhum serviço de streaming.
Merda
Me desculpem por isso.
Por que eu tenho de ouvir isso?
Pois brother, você vai envelhecer, e quando chegar nessa idade de 64, você vai querer ter alguém com você. Ficar na velhice na solidão é foda, muito foda. Solidão na velhice deve ser insuportável,
09. Queen - I Want To Break Free
Freddie e os outros (tipo os Cavaleiros do Zodíaco , sabe?) foram a principal banda dos anos 80. Isso é fato, o Queen trouxe o rock à um novo patamar, um patamar que estava perdido desde o Led Zeppelin. Tirou o rock daquela farofada do Aerosmith e do Kiss, e mostrou o bom e velho rock'n'roll, como deveria ser.
Por que eu tenho de ouvir isso?
Pra se libertar das amarras. Pra tacar um foda-se nos estereótipos que a sociedade impôs antes de você nascer. Freddie mostra que você não tem que ficar preso à alguma coisa ou alguém, seja ficar preso a uma sexualidade que não é a sua (foda-se o mundo se você é gay, PORRA O FREDDIE MERCURY, MAIOR VOCALISTA DOS ANOS 80 ERA GAY, POR QUE CARALHOS VOCÊ NÃO PODE SER?) . Enfim, você só nasceu preso a sua mãe xará, o resto do mundo é que tem que se amarrar à você.
08. Ozzy Osbourne - Mama, I'm Coming Home
O Senhor das Trevas foi um bon vivant, bebeu, cheirou, transou, injetou, mordeu... em suma, fez de tudo. Ele e sua banda lançaram o heavy metal pro mundo, E lançaram também o Mr. Crowley pro mundo, o pai da mágicka.
Por que eu tenho de ouvir isso?
Quando você tiver que voltar pra casa, fracassado, sem trampo, cheio de contas, desiludido da vida. Você sempre tem sua família. Sempre. Os problemas vem e vão, desafios serão superados e vão te derrubar, mas cara, sua família sempre vai te esperar
Mas nesse caso é só sua mãe.
Pois, oras, você largar sua esposa pra viver uma aventura, você tem mais é que se ferrar mesmo.
07. Raul Seixas - Gita
Mago. Mito. Sublime. Divino. Profano.
Por que eu tenho de ouvir isso?
Gita é uma das melhores (senão a) música do Raulzito. Gita é baseada nos livros Bhagavad Gita, os relatos e ensinamentos de Krishna ao seu guerreiro Arjuna.
"Qual ensinamento, tio Celso?"
Deus está em todas as coisas. Não só em Igrejas, e sim em tudo, desde a molécula mais simples, até numa supernova, ou nas coisas ruins. E inclusive em você. Só que você tem um baita caminho a seguir, e pra achar esse caminho, É ESSENCIAL FERA, QUE VOCÊ ENCONTRE QUEM VOCÊ É! Conhece-te a ti mesmo. Esse é o ensinamento da música.
Encontre-se e você vai encontrar Deus.
06. Adoniran Barbosa - Iracema
O cara ganhou um Doodle do Google comemorando o 105º aniversário dele. #pokopica
Por que eu tenho de ouvir isso?
Essa música é um soco no estômago, uma tragédia pré casamento. Iracema foi atravessar a rua e foi atropelada.
Vinte dias antes do casamento.
Então meu amigo, essa bela canção te diz que o mundo pode virar de pona cabeça em um lance. A perfeição pode ser destruída num atravessar de rua. Então, viva e aproveite as pessoas que você ama, fale, peça e se importe com aqueles que importam.
05. Living Colour - Pride
Ahh Living Colour, ESSES NEGROS MARAVILHOSOS são a banda mais subestimada dos anos 90. Sim, esses caras tem 5 álbuns muito bons, eu sou fã de carteirinha, eles sempre vão pintar em listas por aqui.
Por que eu tenho de ouvir isso?
History's a lie that they teach you in school
A fraudulent view called the golden rule
A peaceful land that was born civilized
Was robbed of its riches, its freedom, its pride
Corey grita para todos ouvirem, e você tem que ouvir: Um povo muito evoluído, berço da civilização, da matemática e astronomia, a Africa foi dizimada, saqueada, destruída pelos povos ocidentais. E além de tudo isso, pessoas ainda os consideram incapazes. Policiais sempre suspeitam deles. Não são representados em novelas, filmes e muito menos em comerciais (EU DESAFIO, QUALQUER UM DE VOCÊS A ACHAR UM NEGRINHO NUMA PROPAGANDA DO PÃO DE AÇÚCAR. DUVIDO).
É foda cara, nós brancos nunca vamos saber como é isso.
E caso você seja negro, essa é uma música que tu deve levar pra sua vida toda.
04. India. Arie - Video
Eu conheci a India.Arie através do Timeless, álbum do Sergio Mendes. Ela fez uma participação na música também chamada Timeless, Foi amor a primeira audição cara. Que letra, que voz, que música! Mas não é dessa que iremos falar.
Por que eu tenho de ouvir isso?
É um mundo machista cara, muito. Mulheres ainda são desvalorizadas pra caramba, ganham menos, sofrem mais e não tem o mesmo respeito. Sim, as coisas estão MUITO melhores do que eram. Hoje "só" estão ruins. Ouça essa música e veja como elas são moldadas a não se aceitarem como são, a ser algo que é extremamente difícil de ser alcançado. E nós colaboramos muito com isso, sim. India canta alto para as mulheres se aceitarem e serem mais fortes, se amarem como são e esquecer estereótipos pré moldados.
É foda cara.
Não se esqueça: Você só chegou a esse mundo, por causa de uma mulher.
03. Led Zeppelin - Since I've Been Loving You
Não preciso falar deles, já falei aqui. Confesso que esse Robert Plant de 1973 testa fortemente minha heterossexualidade. Esse cara, com meia hora de conversa comigo, não sei não ...
Por que eu tenho de ouvir isso?
O sofrimento de um amor louco. Surreal. Um amor que dói na alma, que é vigoroso e te faz perder a cabeça. Isso ainda vai acontecer (se é que não aconteceu ainda) com você. Um amor em que você fará de tudo, absolutamente tudo pra deixar ela (ou ele) satisfeito, mas por mais que você tente, não acontece. Você sabe que esse amor não te ama proporcionalmente, que todo esse empenho e sacrifício no fim, pode não valer de nada. Essa música é triste as a fuck, mas é linda demais. Plant grita de amor, de desespero e você sente a dor dele na alma, na carne. Um sofrimento agoniante.
E essa música é uma das melhores ao receber um sexo oral. Te garanto.
02. Fagner - Um Homem Também Chora (Guerreiro Menino)
Essa música senão me engano, é do Gonzaguinha. Mas eu escolhi ela pois foi a versão dele que eu ouvi primeiro, e foi a música que me fez fazer esse post, depois de 6 meses de blog parado. Fagner é um dos caras que me faz gostar de MPB, que canta tristemente, com canções lindas pra cacete. Ao lado de Lenine e Zé Ramalho, fazem eu gostar de MPB.
Por que eu tenho de ouvir isso?
Como citado, foi essa música que me fez fazer esse post. E por quê ?
Ultimamente, vejo muitas pessoas dizendo que homem não sofre. E isso me deixou bolado. Cara, homem sofre pra cacete, não é pouco não (claro, nem se compara ao sofrimento das mulheres, que é algo diário). Mas a gente sofre, e o pior, não sabe sofrer. Guardamos tudo na nossa caixinha de macho-alpha-que-aguenta-tudo, e isso vai juntando um bolo de merda gigante, que cobra o preço na nossa agressividade ou num ataque cardíaco. Nós não temos o direito de ficar desempregado, não temos o direito de morar com os pais depois dos 30 anos, não temos o direito de chorar, de se desesperar. Fagner nos canta o que nós sabemos e o que tanto nos machuca, mas deixamos pra lá, pra não demonstrar fraqueza.E puta merda, quando castram nosso sonho, velho é a pior coisa. Quando deixamos de fazer algo que gostamos por causa de responsabilidades jogadas em nossos ombros só por que nascemos com um par de testículos. Nós também precisamos de abraços, de carinho, de reconhecimento, de alguém pra conversar. Tem um post excelente do site Papo de Homem falando disso.
01. Lynyrd Skynyrd: Simple Man
Por que eu tenho de ouvir isso?
Desde a primeira vez que que eu ouvi essa música, ela bateu no coração. Ela resume tudo que está nessa lista, desde o amor, sofrimento, Deus, busca por caminhos e tudo mais. Ela resume o que é ser homem (bom, pelo menos o que deveríamos ser) em quatro palavras: Seja um homem simples. Viva e encontre um amor, esqueça o materialismo e o consumismo, viva no seu ritmo, e se chamarem você de lerdo, saiba que é o mundo que está acelerado demais, não você.
BONUS TRACKS:
Caso você tenha acesso ao Spotify, fiz a playlist com todas as músicas e mais algumas que poderiam ter entrado, mas não deu.
Viu como o Celsinho se preocupa com vocês?