terça-feira, 10 de março de 2015

O Ouroboros

Imagine o seguinte:
Um símbolo aparece na sua vida. Um símbolo simples. Uma cobra comendo a cauda, esse símbolo aparece na série Hemlock Grove e você reconhece de sua infância. Você ficava com medo antes, mas dessa vez ficou nostálgico.


Alguns dia depois, você navega pelo site do 9Gag (melhor site depois do meu blog, diga-se de passagem) e vê esse GIF;



É pra ficar encucado né ? Pois bem. No dia seguinte, você está treinando na academia, e escuta essa música (ignorem o clipe):



"Chega dessa pele, é hora de trocar
Por baixo ainda é serpente e devora a cauda
Pra continuar"

Apareceu em quase todas as mídias em menos de uma semana, Só faltava aparecer em um livro não é,,.


Do livro Quando os Gigantes Andavam Sobre a Terra - WALL, Mick 
Pág 497

Depois disso fiquei muito, muito encafifado com esse símbolo, fui procurar maiores informações a respeito. O nome vem do grego antigo: οὐρά (oura) significa "cauda" e βόρος (boros), que significa "devora". Assim, a palavra designa "aquele que devora a própria cauda". Meio óbvio. Segundo o Dictionnaire des symboles 1 o ouroboros simboliza o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, auto fecundação e, em consequência, eterno retorno.



Bom, o ouroboros significa destruição e nascimento, o ciclo da vida que continuamente segue por todo o universo. Nós somos poeira das estrelas, e é isso que o ourobouros tenta comunicar. É interessante, pois esse símbolo remete a minha situação atual de recomeço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário